sábado, 27 de agosto de 2011
Linguagem, Autoconsciência e Deus bíblico
*RASCUNHO DA MINHA (anti)TESE ->
Linguagem Existencial :
"Eu" é apenas um pronome pra designar a autoconsciência, ou seja, a consciência de si próprio, quem diz "eu" sabe que existe,está vivo (os unicos seres que estão vivos são os que tem consciência de si?) isso lembra a famosa frase: "eu penso, logo existo". Se o "eu" pensa, então ele logo nota sua existência, isso nos difere de uma pedra, a pedra não existe para ela, só existe para nós, pois só nós seres conscientes temos consciência da existência da pedra. Para você ter consciência da sua existência, você precisa pensar, para pensar você precisa de uma linguagem. Feche seus olhos e tente raciocinar sobre algo sem usar nenhuma palavra, é quase uma meditação, esvaziamento da mente.Sem linguagem não há mundo.Já o animal está em um nivel acima da pedra, mesmo tendo uma linguagem quase nula, o animal conta com a percepção, que são os estímulos sensorias baseado na memória.
O Filósofo alemão Manfred Frank disse que "Consciência pressupõe autoconsciência (...) A autoconsciência é pré-reflexiva. Se a autoconsciência fosse o resultado da reflexão, então só teríamos autoconsciência após termos consciência de alguma coisa que fosse dada à reflexão. Mas isso não pode ser o caso, pois, como dissemos antes, consciência pressupõe autoconsciência. Logo, a autoconsciência é anterior à reflexão."
Porém, autoconsciência não pode ser anterior à reflexão pois autoconsciência é uma reflexão, então não vem antes e nem depois. Não tem como você ter ciência de si sem refletir sobre si.
Voltando a uma frase lá do começo: "Sem linguagem não há mundo"
Tem uma famosa passagem da Bíblia que diz: "No começo tudo era Verbo.." (em muitas bíblias no lugar do "Verbo" usa-se "Palavra" pois para muitos religiosos esse tal "Verbo" é a "palavra de Deus", ou seja, "linguagem de Deus")
Vamos lá, eu achei a bíblia da minha mãe aqui em casa e vou copiar esta passagem:
" Jesus é a Palavra que revela Deus aos homens - ¹No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. 2 No começo ela estava voltada para Deus. 3 Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela. 4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la.
6 Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz. 9 A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo.
10 A palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. 11 Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam. 12 Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome. 13 Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus.
14 E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade."
Trecho acima retirado da: Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] João: capítulo 1, versículos 1 a 14 (Jo 1. 1 – 14)
Agora vou fazer uma interpretação dessa passagem. Ela começa com "Jesus é a Palavra que revela Deus aos homens" , ou seja, se Jesus é a Palavra então ele é a linguagem que explica Deus aos homens. A passagem segue com "No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus.(então no começo, antes da criação a linguagem já existia, eu digo linguagem e não língua, abaixo vou colocar uma definição de linguagem) 2 No começo ela estava voltada para Deus. 3 Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela. ( voltamos a frase "sem linguagem não há mundo") 4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. (na linguagem estava a vida, pois através da linguagem acordamos para o mundo,percebemos ele, e essa percepção do mundo era a tal luz) 5 Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la."( sem luz não há percepção, não há vida, sem luz tudo escurece, ficaremos na treva, é como citei no começo do texto "Feche seus olhos e tente raciocinar sobre algo sem usar nenhuma palavra, é quase uma meditação, esvaziamento da mente, é como estar nas trevas = escuridão).6 Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz. 9 A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo. (essa luz que chegava ao mundo através de João poderia ser o João desenvolvendo alguma linguagem) 10 A palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. 11 Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam. 12 Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome. 13 Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus. ( a linguagem de Deus estava no mundo, referindo-se a Jesus, será? Jesus era o conceito da linguagem de Deus, muitos definem Deus como Amor, Deus é Amor, então Jesus seria o conceito de Amor para Deus, Deus fala a linguagem do Amor e enviou Jesus para nos elucidar sobre esse conceito, mas nem todos entenderam, por isso ele cita "mas os seus não a receberam") 14 E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade." (então a linguagem de Deus se fez homem, ou seja, nasceu Jesus que seria uma espécia de personificação da sua linguagem)
Definição de linguagem tirada de um trecho do "dicionário da língua portuguesa":
"Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos"
No caso, Deus usou a Palavra/Jesus/Linguagem para representar seus conceitos.
...
Da mesma forma que a pedra não tem consciencia de si, por falta de linguagem, nós só ganhamos consciência de Deus quando usamos sua linguagem, o Amor.
Para ter consciência de Deus, precisamos de Jesus, que é a linguagem de Deus,sendo Jesus o conceito de Amor. E se Amor é Deus então Jesus é conceito de Deus.
Seria então Jesus a reflexão que Deus fez de si mesmo ?
Deus é autoconsciente? Deus criou o mundo parar ser autoconsciente?
________________________________________________________________________________________
Saramago:
Deus existiu sempre? Que é sempre?
Deus criou-se a si próprio para depois começar a criar o universo?
Onde é que estava Deus quando se criou a si próprio?
E como é que alguém se cria a si próprio?
Do nada, passando do nada ao ser?
Se o nada existiu, tudo que veio depois estava contido no nada.
Mas se estava contido no nada, então o nada não existia
____________________________________________________________________________________________
Ser eu um homem,
isso compartilho com outros homens.
Ser eu capaz de ver e ouvir,
é o que fazem também todos os animais.
Mas eu ser eu é apenas meu,
isso pertence a mim
e a mais ninguém;
nem a anjo nem a Deus -
exceto na medida em que
sou idêntico a Ele.
Mestre Eckhart, Fragments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário