quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Quem tem medo do fim é quem ainda não começou
MATRIZ---- ----GENÉTICA---- ----CONSCIÊNCIA---- ----
<<< RABO >>> <<< VOAR >>> <<< SEM CORPO >>>
Todo gay tem um tio(a) gay também. Isto é genética.
Um dia vamos nos locomover todos num flutuador parecido com uma enceradeira.
dois mil e alguma coisa vem aí !!!
domingo, 11 de setembro de 2011
PROSA POÉTICA DA DESGRAÇA [OU AUTOAPOCALIPSE]
O sol já esqueceu de nós
O cigarro já não acende mais
Pois não há de onde tirar fogo [mais]
Está tudo cinza, e o único verde é de mofo
A lua se afastou, a maré paralisou [não há uma onda]
Eletricidade esta nula, pois nada flui, tudo escuro
A terra esta inerte, os animais adormeceram
Nem ratos, nem baratas
Apenas humanos, com movimentos uniformes
Se vou para direita todos vão,
se alguém se deita todos deitam
tudo em lentidão, não pensamos mais
Estamos na corrente da solidão
E o único sentimento é de que Deus se aproxima
A sensação de sua aproximação não é boa,
Sua presença machuca, sentimos uma ardência
Esse é o momento da revelação,estamos dentro de Deus
Somos parte disso, microcélulas de Deus
Este é o momento final, ele está prestes a cometer suicídio
O único som que se escuta é de seus berros ecoando pela infinitude
Deus uiva como um insano arrependido, mas já esta seco por dentro
Não há mais salvação, a morte e o vazio cobrirá tudo e todos
Deus é o verdadeiro inferno, ao qual estamos todos condenados
sábado, 27 de agosto de 2011
Linguagem, Autoconsciência e Deus bíblico
*RASCUNHO DA MINHA (anti)TESE ->
Linguagem Existencial :
"Eu" é apenas um pronome pra designar a autoconsciência, ou seja, a consciência de si próprio, quem diz "eu" sabe que existe,está vivo (os unicos seres que estão vivos são os que tem consciência de si?) isso lembra a famosa frase: "eu penso, logo existo". Se o "eu" pensa, então ele logo nota sua existência, isso nos difere de uma pedra, a pedra não existe para ela, só existe para nós, pois só nós seres conscientes temos consciência da existência da pedra. Para você ter consciência da sua existência, você precisa pensar, para pensar você precisa de uma linguagem. Feche seus olhos e tente raciocinar sobre algo sem usar nenhuma palavra, é quase uma meditação, esvaziamento da mente.Sem linguagem não há mundo.Já o animal está em um nivel acima da pedra, mesmo tendo uma linguagem quase nula, o animal conta com a percepção, que são os estímulos sensorias baseado na memória.
O Filósofo alemão Manfred Frank disse que "Consciência pressupõe autoconsciência (...) A autoconsciência é pré-reflexiva. Se a autoconsciência fosse o resultado da reflexão, então só teríamos autoconsciência após termos consciência de alguma coisa que fosse dada à reflexão. Mas isso não pode ser o caso, pois, como dissemos antes, consciência pressupõe autoconsciência. Logo, a autoconsciência é anterior à reflexão."
Porém, autoconsciência não pode ser anterior à reflexão pois autoconsciência é uma reflexão, então não vem antes e nem depois. Não tem como você ter ciência de si sem refletir sobre si.
Voltando a uma frase lá do começo: "Sem linguagem não há mundo"
Tem uma famosa passagem da Bíblia que diz: "No começo tudo era Verbo.." (em muitas bíblias no lugar do "Verbo" usa-se "Palavra" pois para muitos religiosos esse tal "Verbo" é a "palavra de Deus", ou seja, "linguagem de Deus")
Vamos lá, eu achei a bíblia da minha mãe aqui em casa e vou copiar esta passagem:
" Jesus é a Palavra que revela Deus aos homens - ¹No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. 2 No começo ela estava voltada para Deus. 3 Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela. 4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la.
6 Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz. 9 A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo.
10 A palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. 11 Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam. 12 Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome. 13 Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus.
14 E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade."
Trecho acima retirado da: Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] João: capítulo 1, versículos 1 a 14 (Jo 1. 1 – 14)
Agora vou fazer uma interpretação dessa passagem. Ela começa com "Jesus é a Palavra que revela Deus aos homens" , ou seja, se Jesus é a Palavra então ele é a linguagem que explica Deus aos homens. A passagem segue com "No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus.(então no começo, antes da criação a linguagem já existia, eu digo linguagem e não língua, abaixo vou colocar uma definição de linguagem) 2 No começo ela estava voltada para Deus. 3 Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela. ( voltamos a frase "sem linguagem não há mundo") 4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. (na linguagem estava a vida, pois através da linguagem acordamos para o mundo,percebemos ele, e essa percepção do mundo era a tal luz) 5 Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la."( sem luz não há percepção, não há vida, sem luz tudo escurece, ficaremos na treva, é como citei no começo do texto "Feche seus olhos e tente raciocinar sobre algo sem usar nenhuma palavra, é quase uma meditação, esvaziamento da mente, é como estar nas trevas = escuridão).6 Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz. 9 A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo. (essa luz que chegava ao mundo através de João poderia ser o João desenvolvendo alguma linguagem) 10 A palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. 11 Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam. 12 Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome. 13 Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus. ( a linguagem de Deus estava no mundo, referindo-se a Jesus, será? Jesus era o conceito da linguagem de Deus, muitos definem Deus como Amor, Deus é Amor, então Jesus seria o conceito de Amor para Deus, Deus fala a linguagem do Amor e enviou Jesus para nos elucidar sobre esse conceito, mas nem todos entenderam, por isso ele cita "mas os seus não a receberam") 14 E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade." (então a linguagem de Deus se fez homem, ou seja, nasceu Jesus que seria uma espécia de personificação da sua linguagem)
Definição de linguagem tirada de um trecho do "dicionário da língua portuguesa":
"Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos"
No caso, Deus usou a Palavra/Jesus/Linguagem para representar seus conceitos.
...
Da mesma forma que a pedra não tem consciencia de si, por falta de linguagem, nós só ganhamos consciência de Deus quando usamos sua linguagem, o Amor.
Para ter consciência de Deus, precisamos de Jesus, que é a linguagem de Deus,sendo Jesus o conceito de Amor. E se Amor é Deus então Jesus é conceito de Deus.
Seria então Jesus a reflexão que Deus fez de si mesmo ?
Deus é autoconsciente? Deus criou o mundo parar ser autoconsciente?
________________________________________________________________________________________
Saramago:
Deus existiu sempre? Que é sempre?
Deus criou-se a si próprio para depois começar a criar o universo?
Onde é que estava Deus quando se criou a si próprio?
E como é que alguém se cria a si próprio?
Do nada, passando do nada ao ser?
Se o nada existiu, tudo que veio depois estava contido no nada.
Mas se estava contido no nada, então o nada não existia
____________________________________________________________________________________________
Ser eu um homem,
isso compartilho com outros homens.
Ser eu capaz de ver e ouvir,
é o que fazem também todos os animais.
Mas eu ser eu é apenas meu,
isso pertence a mim
e a mais ninguém;
nem a anjo nem a Deus -
exceto na medida em que
sou idêntico a Ele.
Mestre Eckhart, Fragments
domingo, 21 de agosto de 2011
FILOSOFIA PÓS-ERA-BIOLÓGICA (bem vinda)
Eu me entrEgo
Sucumbi ao abatimento
Astenia psíquica
Fadiga social
Sou um zumbi querendo ser transformado em cyborg
Ou eu transcendo ou Eu
...transcendo
Não me interessa política do século XX
Não me interessa arte do século XX
Não me interessa psicologia do século XX
Não me interessa o século XX
Não quero saber de humanização
Ou Eu transcendo ou eu
...transcendo
segunda-feira, 18 de julho de 2011
OBJETO SENTIDO
Todas as coisas tem sentimento. Sentimento de consciência. Meu despertador, por exemplo, sempre sabe se eu estou dormindo ou se já estou acordado. E ele não gosta quando eu acordo antes dele despertar. Sinto uma certa chateação da parte dele, pois é como se ele perde-se sua funcionalidade. Os objetos, assim como nós, adoram o sentimento de importancia. Outro dia o calendário da minha cozinha estava bravo, eu senti que ele estava com ciúmes do meu celular, pois já faz um tempo que venho utilizando mais o meu aparelho móvel do que ele. Esse tipo de comunicação homem-objeto não é difícil, basta sentir, é uma espécie de compaixão, uma empatia aguçada.
sábado, 7 de maio de 2011
AQUI NO FUNDO
(imagem do "O Louco" do tarot)
No começo achei que era preguiça, depois pensei que fosse um déficit de atenção, agora sinto uma depressão mesmo. Não consigo ler mais que duas páginas de um livro, não tenho mais libido, não me sinto bem.. a única coisa que fiz nesses últimos dias foi beber, como sempre..mas dessa vez foi triste mesmo bebendo, beber pra mim sempre foi um ritual sagrado, quanto mais eu bebia mais eu me sentia bem, era uma purificação, sair com amigos e beber, estar na rua. Mas hoje percebi que sempre tive esse desespero por festa pois é um entretenimento barato. é um modo de eu me desligar de mim mesmo. Quanto mais eu fico sozinho pior é, por isso essa necessidade de sair, sair e sair...me entorpecer. é a única forma de me sentir bem, de estar comigo sem desespero.Mas dessa vez foi diferente, não me senti aliviado . Dei de cara comigo mesmo e percebi toda a loucura, a locura que há em mim.. em toda a existencia.. Outro dia tive uma crise e entendi que toda a vida é uma projeção da mente. tudo uma ilusão ótica,sensorial. a mente regula o tempo, o tempo é corpo. você já existe , sempre foi o mesmo ser, só o seu corpo se desenvolveu, você tem as mesmas ideias, e gostos desde a infância. estou escrevendo confuso porque estou confuso , na verdade sempre fui, mas antes até me esforçava, agora cada vez mais eu não seguro a confusão, meu desdem com o social cresce, toda essa existencia social de ser é ficção, e eu me rendo, não tenho mais energia pra isso, cada vez mais desejo ficar nos bastidores, morro na próxima cena, que alívio. Podem chamar isso de depressão, esquizofrenia ou sei lá, mas eu chamo de encantamento negativo. Existir é o absurdo da vida, é só olhar pra dentro e pra fora com atenção,e nunca mais você ficará em paz.
Assinar:
Postagens (Atom)